Soure

Na sede do Concelho, é possível fazer uma VIAGEM NO TEMPO, através da visita a testemunhos que evidenciam a sua História e o seu Património: Vestígios Arqueológicos (Período Neolítico, Idade do Ferro, Período Romano), no Museu Municipal, Castelo (séc. XI), Igreja Matriz (séc. XV), Igreja da Misericórdia (séc. XVII) e Paços do Concelho (séc. XX), verdadeiro ex-libris do Estilo Neomanuelino.

Numa encosta da Serra do Sicó, a antiga Aldeia de Cima (Cotas-Pombalinho), esteve ao abandono mais de setenta anos até ser descoberta pelos seus donos que, apaixonados pela sua beleza ímpar, a decidiu devolver às novas gerações. Respeitando criteriosamente o espírito da região recuperou técnicas de construção nas paredes em blocos de pedra calcária cobertas de cal ocre e preservou a base ecológica e estética, garantindo absoluto conforto ao longo de todas as estações. Aqui encontra-se serenidade e tempo para reflexão e o privilégio de poder não fazer nada!

No lado oposto, na freguesia de Samuel encontramos as três fontes termais deste concelho – Amieira, Bicanho e Azenha, cujo valor terapêutico das suas águas é reconhecido desde longos tempos, com destaque para as Termas do Bicanho, cuja água termal viu cientificamente reconhecidas capacidades terapêuticas para o tratamento de doenças do aparelho respiratório, reumáticas e músculo-esqueléticas.

Motivo de visita é também motivo de visita a Igreja Matriz de Samuel (Nossa Sr.ª da Purificação) – onde o altar da capela lateral direita (São Miguel e as Almas) nos surpreende com uma curiosa representação da figura do Diabo, motivo que influência grande número de visitas.