Condeixa-a-Nova

Condeixa: Em cada freguesia se revela o legado da nossa história!

Condeixa tem vindo a afirmar-se como destino de natureza, património e cultura, a pouca distância da capital de distrito e a meio caminho entre Lisboa e Porto.

A sua centralidade vai além da geografia. É em Condeixa que se encontra um património arqueológico único e incontornável – Conimbriga – que já esteve, no passado, no centro de uma intensa e rica atividade social e cultural e que continua, ainda hoje, no centro das atenções de todos os apaixonados pela cultura, património e história da região e do país.

Em cada uma das suas freguesias se revela o legado do nosso passado, seja pela beleza paisagística, seja pelo património arquitetónico que nos caracteriza.

Aceite o nosso convite para (re)visitar as Ruínas de Conimbriga e novo Museu PO.RO.S. – Portugal Romano em Sicó, a Reserva Natural do Paul de Arzila e as Buracas do Casmilo, a Casa-Museu Fernando Namora, grande figura da cultura portuguesa, nascida em Condeixa, e ao conjunto de palácios existentes no concelho.

As festas e romarias, constituem-se como momentos únicos de convívio, mantêm viva a cultura popular e tradicional do concelho, como é exemplo a mais a mais antiga manifestação religiosa de Condeixa, a Festa do Senhor do Passos, que ocorre no terceiro domingo da Quaresma.

Em Condeixa, acontece. Da cultura à gastronomia, passando pelo desporto, são vários os eventos que não pode perder, como o Conímbriga – Recriação Histórica, Sabores de Condeixa – Semana do Cabrito, Encontros de Maio, Trail de Conimbriga Terras de Sicó a Exposicó/Feira do Queijo do Rabaçal.

À mesa, certifique-se da nossa riqueza gastronómica, provando o cabrito assado, prato tradicional de Condeixa, os queijos e a escarpiada, doce à base de massa de pão.

A simpatia das suas gentes, seu maior património, faz com que Condeixa seja a sua casa, sempre aberta para o receber de volta.